Termo de Consentimento Livre e Esclarecido​

Você está sendo convidado a participar de uma pesquisa e este documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assegura seus direitos como participante de pesquisa e foi elaborado em duas vias, assinadas e rubricadas pelo pesquisador e por você, sendo que uma via será sua e outra ficará com o pesquisador. Por favor, leia com atenção e calma e, aproveite para esclarecer suas dúvidas. Se você tiver perguntas, poderá fazê-las ao pesquisador. Você NÃO sofrerá nenhum tipo de penalização ou prejuízo se não aceitar participar desta pesquisa ou retirar sua autorização em qualquer momento.

Justificativa e Objetivos
O Pensamento crítico é competência crucial para a formação médica porque infere a capacidade de olhar para uma situação e compreendê-la totalmente e claramente sob várias perspectivas, enquanto separa fatos de opiniões e suposições; ajudando assim no raciocínio clínico e na tomada de decisões corretas e racionais promovendo a segurança do paciente.
Este estudo tem como objetivo a tradução, adaptação e validação para o português (BR) de dois renomados questionários de pensamento crítico o “Watson-Glaser Critical Thinking Appraisal” e o “Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde” para avaliar as habilidades de Pensamento Crítico dos estudantes de medicina da USCS  bem como e percepção acerca do tema por meio do Inquérito de Pensamento Crítico e possíveis relações socioculturais através do questionário sociodemográfico.

Procedimentos
A sua participação neste projeto consiste em se submeter a aplicação de quatro questionários que, no total, levam cerca de 90 minutos para serem preenchidos. O preenchimento será todo em formato online e de maneira bastante flexível durante os meses de outubro a novembro. Todo o tempo necessário já faz parte da carga horária da atividade regular, sem a necessidade de qualquer encontro posterior e os links serão disponibilizados em seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Google Classroom.
  1. “Questionário Sociodemográfico” (5 minutos)
  2. “Questionário de Pensamento Crítico” (40 minutos)
  3. “Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde” (25 minutos)
  4. “Inquérito sobre o Pensamento Crítico” (20 minutos)
Os dados serão armazenados em nuvem pela pesquisadora por 3 anos e posteriormente serão apagados. Os procedimentos adotados obedecem aos critérios de ética em pesquisa conforme a Resolução 466/12  do Conselho Nacional de Saúde.

Desconfortos e Riscos
Esta pesquisa apresenta riscos mínimos de dimensão, psíquica, moral, intelectual, social, cultural e espiritual do ser humano – estes, relacionados ao desconforto que você possa sentir ao aferir suas habilidades de Pensamento crítico. Você não deverá participar da pesquisa caso venha a sentir algum desconforto relacionado a mensuração das suas habilidades de pensamento crítico. Lembre-se que os resultados são sigilosos e que em hipótese alguma você será identificado. Está assegurado a confidencialidade e a privacidade, a proteção dos dados e a não estigmatização, garantindo a não utilização das informações em prejuízo, inclusive em termos de auto-estima.

Benefícios:
Ao participar desse estudo você estará contribuindo com a formação acadêmica dos alunos de medicina da USCS e com o aprimoramento das suas habilidades de pensamento crítico.

Acompanhamento e Assistência:
Você tem a liberdade de se recusar a participar ou a continuar participando em qualquer fase da pesquisa, sem prejuízo para você. Sempre que quiser você poderá pedir informações sobre a pesquisa através do telefone da pesquisadora do projeto que consta no final deste documento e, se necessário através do telefone do Comitê de Ética em Pesquisa da USCS que é (11) 42393282, de segunda a sexta das 8h às 12h, situado na Rua Santo Antônio,  50, Centro de São Caetano do Sul, CEP 09521-160.
Não haverá nenhum custo ou benefício financeiro para você. Você terá direito a buscar indenização ou ressarcimento caso você se sinta prejudicado em decorrência desta pesquisa.

Sigilo e Privacidade:
Você tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo e nenhuma informação sigilosa será dada a outas pessoas que não façam parte da equipe de pesquisadores. Os resultados obtidos nessa pesquisa poderão ser publicados com fins científicos, mas sua identidade será mantida em absoluto sigilo.

Consentimento
Estando de acordo com este termo pedimos o seu consentimento para participar da pesquisa.

Contato:
Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, você pode entrar em contato com Alexandre Serpa, pesquisador responsável, telefone: (11) 993340-4652 e-mail: alexandre@metacognitiv.com.